Banco de dados no agro! Informações hoje para decisões amanhã!

Olá amigos do agro digital! Informação nunca é demais! Saber o que está acontecendo no campo com agilidade é essencial para decidir quais os próximos passos na busca por produtividade e rentabilidade. Hoje, contamos com diversas ferramentas que nos auxiliam nesse processo. Unindo ferramentas da agricultura de precisão com a agricultura digital, podemos gerar informações preciosas para cumprir esse objetivo. Hoje, nosso texto será sobre banco de dados, e como esse conjunto de informações pode nos auxiliar no dia a dia no campo. Boa leitura!

Um banco de dados nada mais é do que um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. Esses dados se relacionam entre si, e geram informações que contém um sentido relevante e eficiente durante uma pesquisa ou estudo. A agricultura de precisão, através da coleta de solo em pontos georreferenciados e distribuídos no talhão, gera informações relacionadas às condições de solo, como fertilidade, condutividade elétrica, grau de compactação, entre outros. E com base nessas informações, são gerados os mapas de aplicação a taxa variável, por exemplo.

Já a agricultura digital, por exemplo, coleta informações da planta, através de sensores embarcados em VANTs, que captam comprimentos de onda específicos para avaliar a saúde da vegetação e a presença de fatores que afetam negativamente a cultura instalada. A partir da coleta e processamento de imagens, geramos os índices de vegetação, como o NDVI e o NDRE, que mostram pontos críticos na lavoura, onde estão ocorrendo problemas que devem ser corrigidos.

Plantas são um reflexo da condição de solo e do manejo a que são submetidas durante seu ciclo. Utilizando ambas as ferramentas, agricultura de precisão e agricultura digital, temos informações referentes ao solo e as plantas em mãos. Sobrepondo e correlacionando-as entre si, podemos verificar se as decisões que tomamos foram assertivas ou não. Além disso, esse banco de dados que estamos alimentando hoje, servirá como base para geração de um histórico da área, mostrando o que foi e o que deverá ser feito.

Para correlacionar esses dados, devemos inicialmente, entender como cada informação vai nos ajudar a tomar uma decisão, e não apenas entregar dados sem interpretá-los e validá-los no campo. O conhecimento agronômico é essencial nesse processo, e é parte de todo um ciclo de trabalho na geração de informações relevantes. Nosso time alia a tecnologia ao conhecimento, trazendo qualidade as informações que levamos ao produtor rural.

Conheça também a plataforma Mappa de processamento de imagens de drones! Voe, envie e acesse seus mapas de onde estiver! Acesse o link http://abre.ai/dronagromappa, faça seu cadastro e inicie o processamento das suas imagens!

Gostou? Tem alguma dúvida? Escreva pra gente!

WhatsApp bit.ly/dronagro

(55) 9 9682 8530 (Eng. Agr. Guilherme Busanello)

(55) 9 9661 0402 (Eng. Agr. Diego Berté)

contato@dronagro.com.br