Drones na agricultura: Aumente a rentabilidade da sua lavoura

Olá amigos do agro 4.0! O Brasil está entre os grandes produtores mundiais de alimentos, o que nos prova isso são os números, praticamente ¼ do PIB é oriundo deste setor, por isso a rentabilidade do agronegócio é um índice de suma importância. Como é de nosso conhecimento, o país está com a responsabilidade de ser o grande encarregado pelo aumento na produção de alimentos e para isso será necessário expandir a produção agrícola.

Atualmente, já se sabe que o aumento da produtividade está relacionado a ampliar a produção de modo sustentável, focando no cultivo de itens mais resistentes e utilizando os recursos de forma mais inteligente. Aumentar a rentabilidade do agronegócio também faz parte dessa importante equação e está relacionado a vários fatores equivalentes.

O principal deles é o uso da tecnologia, se não houver a modernização da produção com a utilização de ferramentas de última geração, não há possibilidade de expansão e, portanto, não haverá aumento de produtividade e lucratividade. Como você já deve ter percebido, o mundo está se transformando rapidamente e aderindo ao digital nas mais diversas esferas econômicas e sociais. Nesse contexto, a agricultura não poderia ficar de fora, afinal, agricultura digital é uma tendência que veio não apenas para acelerar a produção de alimentos, mas também para ajudar os agricultores a aumentarem a sua produtividade e, consequentemente, a sua rentabilidade.

O uso da tecnologia para planejar a produção agrícola, reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir os impactos ambientais é considerado por especialistas como um dos pilares da agricultura do futuro. Segundo eles, o caminho para alcançar esses objetivos é a agricultura de precisão. Encontrar os pontos mais produtivos do solo, identificar os locais da lavoura onde incidem pragas, doenças e plantas daninhas, além de aumentar a capacidade de prever questões climáticas, são alguns dos benefícios apontados com o uso de tecnologias da agricultura de precisão.

A eficiência da gestão da propriedade agrícola depende de informações e da precisão do mapeamento do solo e da lavoura. Quanto mais dados, melhor será o diagnóstico sobre a variabilidade do solo, o desenvolvimento da cultura ou de outros aspectos relacionadas à produção. A lavoura apresenta diferenças, que alguns chamam de manchas. Então, tratar essas “manchas” é fundamental. Por este motivo, a agricultura utiliza GPS, máquinas, drones, sensores e outros equipamentos de alta tecnologia.

Atualmente os drones estão cada vez mais presentes no campo, sendo utilizados para diversos tipos de mapeamentos agrícolas. O objetivo do uso desta tecnologia é tornar a obtenção de dados no decorrer da safra mais ágil, precisa e assertiva, pois permite ao produtor melhor gerenciamento da propriedade agrícola, planejamento da produção, tomada correta de decisões em campo, além de evitar perdas. Com o auxílio dos dados coletados, o produtor não precisa plantar a mesma quantidade de sementes ou aplicar defensivos na área total da propriedade, apenas no local de incidência de doença ou praga, por exemplo.

Os drones podem ser considerados plataformas aéreas que carregam sensores, podendo ser aplicados para os mais variados fins, desde de simples imagens para ter uma visão geral de cada talhão, áreas com presença de reboleiras, até mapeamentos com pós-processamento dos dados para criação dos ortomosaicos e mapas de interesse.

Quer saber mais sobre as ferramentas digitais e como podemos auxiliar você a ter mais economia e rentabilidade na sua lavoura? Fale com a gente!

WhatsApp bit.ly/dronagro

(55) 9 9682 8530 (Eng. Agr. Guilherme Busanello)

(55) 9 9661 0402 (Eng. Agr. Diego Berté)

contato@dronagro.com.br

A Dronagro, acredita no mapeamento aéreo com drones para gerar soluções que auxiliam o agricultor na gestão da empresa rural. Geramos dados que aumentam a sua lucratividade e produtividade e geram mais assertividade e tranquilidade para sua tomada de decisão.

Vamos juntos revolucionar a agricultura brasileira!