NDRE

Neste post, a Dronagro traz para você informações sobre outro índice de vegetação utilizado em nossas análises, o NDRE.
Do inglês, Normalized Difference Red Edge Index, ou em português, Diferença Normalizada do Vermelho Limítrofe, o NDRE difere do NDVI não só nas bandas que são utilizadas para o cálculo do índice, como também em qual(is) estádio(s) fenológico(s) das culturas podemos utilizar um ou outro. O NDVI é obtido através da equação de diferenciação normalizada entre a banda infravermelha e vermelho. Já o NDRE é calculado em cima da diferença normalização da equação do Red Edge e do infravermelho. Agora, quando aplicar um ou o outro?
Em plantas de pequeno porte, ou seja, nos estádios iniciais de desenvolvimento, utilizamos o NDVI, pois a banda vermelha não consegue penetrar no meio do dossel, sendo toda refletida na parte apical. Na cultura da soja, por exemplo, podemos utilizar o NDVI até o fechamento da linha, quando não há mais exposição do solo. Utilizamos o NDRE em plantas de porte maior, em estádios mais avançados de desenvolvimento, pois a banda Red Edge consegue penetrar no dossel, trazendo informações de reflectância de toda a planta.
Podemos utilizar o NDRE para os mesmos fins que utilizamos o NDVI, observando o estádio fenológico para escolher qual dos índices será utilizado para realizar as análises desejadas.
No próximo post, abordaremos um pouco sobre índices de vegetação obtidos com câmeras RGB, que trabalham dentro do campo visual do olho humano.


Gostou? Tem alguma dúvida? Escreva pra gente!
👉 WhatsApp bit.ly/dronagro
📞 (55) 9 9682 8530
📩 dronagro.adm@gmail.com