NDVI

Continuando nossa série sobre índices de vegetação, neste post vamos falar um pouco sobre um dos índices mais famosos e mais utilizados em nossas análises, o NDVI.

NDVI é a abreviação da expressão em inglês Normalized Difference Vegetation Index, que em português, chamamos de Índice de Vegetação da Diferença Normalizada. Esse índice é utilizado a mais de 40 anos, não só na agricultura, mas também em estudos ambientais.

Basicamente, todos os índices de vegetação, assim como o NDVI, são modelos matemáticos obtidos pela divisão de duas ou mais bandas espectrais da imagem. O índice nada mais é do que um cálculo realizado com dessas bandas espectrais. O resultado, no caso do NDVI, descreve a atividade fotossintética da cultura. Esse índice pode variar de -1 a 1. Quanto maior o valor, maior é a atividade fotossintética do local. Valores negativos ou próximos a zero indicam áreas de água, solo nu, e ausência de vegetação.

Na prática, podemos utilizar o NDVI como ferramenta para monitoramento e detecção dos pontos de ataque de pragas e doenças, avaliar a eficiência da irrigação, identificar pontos e elaborar mapas de aplicação localizada para controle de plantas daninhas, aplicação de fertilizantes nitrogenados, entre outras aplicações.

No próximo post, vamos falar um pouco sobre outro índice de vegetação muito utilizado na agricultura, o NDRE.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!
👉 WhatsApp bit.ly/dronagro
📞 (55) 9 9682 8530
📩 dronagro.adm@gmail.com