Qual o GSD ideal para o meu projeto?

Olá amigos do agro 4.0! Nosso compromisso em gerar conteúdo informativo de qualidade para vocês nos leva a escrever sobre um assunto muito importante no processo de entrega dos resultados do mapeamento aos nossos clientes: qual o GSD ideal para o projeto? Hoje, vamos falar sobre o GSD, abreviatura de Ground Sample Distance, sua importância no mapeamento aéreo com drones e qual o GSD ideal para o seu projeto. Boa leitura!

Para entendermos o que é GSD, primeiro vamos entender o que é pixel. O termo pixel vem da contração da expressão picture element (elemento de imagem, em português). Assim, o pixel nada mais é do que a menor unidade de uma imagem digital. Quando você dá zoom em uma imagem digital até o limite, você nota a presença de pequenos quadrados que juntos, formam essa imagem. Cada um desses quadrados é o que chamamos de pixel!

Ok, mas qual a relação entre pixel e GSD?

Basicamente, o GSD é uma amostra do terreno na imagem. Ou seja, cada pixel de uma imagem representa X centímetros do terreno mapeado! Por exemplo, em uma ortofoto com resolução de 5 cm/pix, cada pixel da imagem representa 5 cm do terreno. Quanto menor o GSD, maior será a qualidade da imagem e consequentemente, sua riqueza em detalhes.

O GSD de uma imagem depende de dois fatores: distância focal da câmera e altura de voo. A distância focal está relacionada diretamente com a escala da foto, logo percebe-se a importância de ter uma distância focal fixa, pois todas as fotos terão a mesma escala. Esse atributo não está sob nosso controle, ao contrário da altura de voo, que é o principal meio de alterar o GSD do nosso projeto. A finalidade do seu projeto deve ser o fator mais importante na escolha do GSD, pois quanto maior for a altura de vôo, maior a área coberta e maior o GSD.

Mas então, qual o GSD ideal para o meu projeto?

Para ajudar você a responder essa questão, compartilhamos um infográfico produzido pelos nossos amigos e parceiros da Horus Aeronaves! Nele, você pode ver o GSD ideal para cada projeto! O link para acessar o infográfico é http://abre.ai/gsdideal !

Conheça também a plataforma Mappa de processamento de imagens de drones! Voe, envie e acesse seus mapas de onde estiver! Acesse o link http://abre.ai/dronagromappa, faça seu cadastro e inicie o processamento das suas imagens!

Gostou? Tem alguma dúvida? Escreva pra gente!

WhatsApp bit.ly/dronagro

(55) 9 9682 8530 (Eng. Agr. Guilherme Busanello)

(55) 9 9661 0402 (Eng. Agr. Diego Berté)

contato@dronagro.com.br