Topografia com drones? SIM!

É possível gerar produtos topográficos de qualidade com drones? A resposta é sim! Porém, devemos nos atentar a alguns detalhes que vamos abordar no post de hoje.

Pontos de controle: pontos de controle são pontos obtidos através de receptores GNSS, que devem ser facilmente identificados na imagem para relacionar as coordenadas da imagem com as coordenadas do terreno. Esses pontos podem ser naturais, como placas de trânsito, canto de uma esquina,etc., ou artificiais, que são desenhados com tinta ou azulejos, por exemplo. Podemos dizer que pontos de controle servem para amarrar nosso ortomosaico aos pontos obtidos pelo receptor GNSS. Visto que o GPS embarcado em alguns drones podem apresentar erro posicional de até 10 m, usar pontos de controle traz precisão centimétrica para nosso projeto, melhorando a qualidade final do nosso trabalho.

Acurácia: métodos tradicionais são mais acurados em relação à topografia com drones. A acurácia nos métodos tradicionais é na casa dos milímetros, já com drones, e principalmente, com o uso de pontos de controle, a acurácia chega à casa centimétrica. Os métodos podem ser complementares em alguns casos, como em áreas com vegetação natural densa, onde há uma certa dificuldade em coletar e identificar os pontos de controle, a topografia tradicional é mais eficiente para execução do projeto.

Velocidade e qualidade na geração de produtos: em questão de qualidade, como os drones conseguem gerar mais dados e consequentemente um maior detalhamento do terreno, sua qualidade é melhor. Além disso, a fotogrametria pode gerar o MDS, modelo digital da superfície. Drones também são mais produtivos e mais rápidos que métodos tradicionais, tanto na coleta como no processamento dos dados, além de diminuir o tempo necessário que uma equipe fica em campo e os custos referentes a essa prática.

Ressaltamos aqui que acreditamos que ambos os métodos são eficientes e que geram produtos de qualidade. Devemos analisar cada caso em específico, observar as variáveis e os possíveis problemas que podemos enfrentar durante o levantamento, e aí sim, tomar uma decisão sobre qual método utilizar.

Gostou? Tem alguma dúvida? Escreva pra gente!
👉 WhatsApp bit.ly/dronagro
📞 (55) 9 9682 8530
📩 dronagro.adm@gmail.com