Como criar zonas de manejo na minha propriedade?

Zonas de manejo ou unidades de gestão diferenciada (UGD) são ferramentas utilizadas para investigar a causa de variabilidades que ocorrem na lavoura e facilitar o gerenciamento dos insumos a serem aplicados e recursos a serem investidos. Em resumo, as UGDs nos permitem entender melhor onde fertilizantes, sementes e defensivos serão aplicados, além de facilitar a gestão da fertilidade do solo.

As UGDs começaram a ser desenhadas com base nos mapas de produtividade, e com o passar do tempo, novas ferramentas surgiram para auxiliar a construção das zonas de manejo, como imagens de satélite, resultados de análises de solo, informações geradas por drones e sensores, entre outros. Correlacionar esses dados é a chave para criar as UGDs dentro da sua propriedade!

O objetivo dessas ferramentas é mostrar a variabilidade e a repetibilidade do comportamento das lavouras ao longo das safras, e tornar a zona de manejo cada vez mais permanente, ou seja, representar uma uniformidade no longo prazo que sirva como base para definir quanto será investido naquela área. Há possibilidade de criarmos UGDs para diversas finalidades, como amostragem de solo, amostragem de pragas de solo e semeadura e aplicações a taxa variável.

Os benefícios dessa prática são inúmeros! Reduzir custos e tempo de amostragem, auxiliar as plantas a expressar o máximo do seu potencial genético, redução de custos e aumento da produtividade são alguns dos ganhos em adotar UGDs em sua propriedade. Valorizar o investimento e todo o esforço do produtor rural é o objetivo da agricultura 4.0!