Contagem de plantas e falhas de plantio

Planejar as operações que serão feitas na lavoura é uma rotina comum em muitas propriedades, e o planejamento do plantio é uma das primeiras fases desse planejamento. Avaliar o maquinário a ser utilizado, qual cultivar ou híbrido a ser semeado, dose de fertilizante, a população de plantas desejada por hectare, são alguns dos itens avaliados nessa fase.

A Dronagro utiliza drones e sensores capazes de captar dados em alta resolução, e com o auxílio de mecanismos de inteligência artificial e algoritmos específicos, geramos relatórios com o número de plantas presentes no talhão e a porcentagem de falhas de plantio ou danos por amassamento causados pelos pneus do maquinário.

Com esse relatório é possível avaliar a qualidade operacional do plantio e a qualidade das sementes, analisando a quantidade de plantas germinadas e o real vigor das sementes no campo. Comparando esses números com a população de plantas planejada antes do plantio, avaliamos a qualidade geral do plantio e temos insights sobre a necessidade ou não de replantio.

Além disso, a partir desses relatórios, podemos coletar informações no campo sobre peso médio de vagens ou espigas e realizar estimativas de produtividade antes da colheita com base na população de plantas existente na lavoura, trazendo mais segurança e acurácia do que amostragens aleatórias.