Levantamentos topográficos

Mapear as características da superfície de um terreno é o objetivo principal do levantamento topográfico. Diversos são os equipamentos capazes de realizar esse trabalho: estações totais, receptores GNSS, laser scanners, entre outros. E cada vez mais, os drones vêm ganhando espaço no levantamento topográfico.

Dados obtidos pelos drones são facilmente transformados em informações sobre o terreno em estudo. Curvas de nível, modelos digitais de terreno e superfície, mapas de declividade, fluxo de água e drenagem, são alguns dos produtos obtidos com drones no levantamento topográfico. A capacidade de mapear grandes áreas em um curto espaço de tempo aliado a qualidade, fidelidade e precisão das informações tornam o drone um grande aliado nesse trabalho.

Comparando dois cenários de trabalho, um utilizando métodos convencionais de levantamento e o outro utilizando um drone, podemos notar os benefícios que os drones nos proporcionam. O levantamento é realizado mais rapidamente, com alta qualidade e consequentemente, entregue ao cliente mais rapidamente. Além disso, o processo envolve menos pessoas na execução do levantamento, diminuindo os custos com pessoal e tornando essa opção de trabalho mais acessível ao cliente.